segunda-feira, 26 de maio de 2014

Culto ecumênico ora pelas vítimas de acidente com ônibus



 Choro, emoção e solidariedade marcaram o ato ecumênico para os mortos do acidente do km 304, na BR-020, ocorrido no dia 18 passado. Cerca de 1000 pessoas participaram do momento religioso, que aconteceu no distrito de Jubaia.
O ato, que marcou os sete dias da ocorrência do acidente, onde 18 pessoas morreram e 22 ficaram feridas, contou com a participação de representantes da Igreja Católica e da Igreja Evangélica Canaã.
Provenientes de várias cidades do Sertão Central e dos Inhamuns, os participantes expressaram a dor pela perda dos familiares e amigos. Muitos se deslocaram a pé para chegar até o local da manifestação religiosa.
Investigação
O culto aconteceu ao ar livre no entorno da rodovia. Alguns manifestantes chegaram a levar uma faixa com frase “Justiça Já”. Também no entorno da rodovia, foram plantadas 18 mudas de Pau-Brasil, numa forma simbólica de lembrar o número de mortos. O choro e a solidariedade se manifestavam a todo momento.
O presidente da Associação das Vítimas do Acidente da Viação Precisa dos Inhamuns (Avic), Daniel Moura, disse que já contratou advogado e um perito, a fim de que esse possa fazer uma avaliação da causa do acidente de forma independente. Daniel perdeu a mãe e o pai. “Nenhuma ação trará nos familiares de volta. No entanto, é nosso dever saber o que realmente aconteceu naquele dia”, disse. Ele também manifestou gratidão pela solidariedade encontrada entre as pessoas presentes ao culto campal.
O pastor da Igreja Evangélica Canaã, Pedro Diniz, disse que “o mundo não muda com todas as tragédias que possam acontecer. No entanto, o mundo muda quando a pessoa carrega no peito a ideologia cristã”.
O deputado federal Danilo Forte chamou a atenção para a necessidade de que haja um sentimento de justiça e solidariedade. Ele lembrou que nada irá reparar o que fez o veículo capotar e ocasionar o número elevado de vítimas. Contudo, entende que é um dever da sociedade se manter vigilante para que novos casos não aconteça. Ele garantiu que o fato será ainda motivo de discurso nesta semana no plenário da Câmara Federal.
Tragédia
O ônibus saiu da cidade de Boa Viagem, às 7 horas, com destino a Fortaleza.Segundo informou a empresa, no veículo, havia 39 passageiros além do motorista e outro funcionário, totalizando 41 pessoas. Os feridos foram levados para o Hospital de Canindé e para o Instituto Doutor José Frota (IJF). Um total de 16 morreram no local e outros dois no hospital, todos com politraumatismo. O veículo tinha a previsão de chegar à capital por volta das 11 horas. O motorista do ônibus sobreviveu ao acidente. Ele informou à polícia que um motociclista que seguia à sua frente teria freado bruscamente.
Na tentativa de evitar a colisão, o condutor perdeu o controle do ônibus e tombou. A polícia disse que o teste etilômetro foi realizado com o motorista do ônibus e deu negativo.
Além do culto realizado no sábado passado, outra manifestação de pesar aconteceu na sessão ordinária da Câmara Municipal de Canindé. Na ocasião, os vereadores participaram dos trabalhos legislativos vestidos de preto. Além disso, a defensoria pública também vem assistindo aos familiares.
Antônio Carlos Alves
Colaborador
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário