terça-feira, 25 de dezembro de 2012

CHRISTIAN( O CAS) É ELE A BOLA DA VEZ.

QUERIDOS LEITORES AGRADEÇO A CREDIBILIDADE DA QUAL TENHO RECEBIDO,EM NOSSA SERIE DE ENTREVISTA TENHO CONVERSADO COM AMIGOS E IRMÃOS DAS MAIS DIVERSAS LINHAS TEOLÓGICAS FAZENDO ISTO COM TOTAL IMPARCIALIDADE E RESPEITANDO A OPINIÃO EXPOSTA PELOS ENTREVISTADOS NÃO CENSURANDO NADA DO QUE É DITO COMO RESPOSTA, CABE A VOCÊ AMIGO LEITOR LER,ANALISAR E FAZER SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. PENSO QUE ESTA ENTREVISTA SE ENQUADRA NO PADRÃO DAS QUIAS EU CONSIDERO NO MINIMO POLEMICA.

DESTA VEZ CONVERSEI COM CHRISTIAN AQUINO SCHLOGL, DIFERENTE DAS DEMAIS ENTREVISTAS NESTA O PRÓPRIO ENTREVISTADO FAZ SUA APRESENTAÇÃO COM SUA AUTO-DESCRIÇÃO LOGO EM SEGUIDA COMEÇA A CONVERSA, ACOMPANHE, DESEJANDO DEIXE SEU COMENTÁRIO


CAS:Christian de Aquino Schlogl, conhecido como CAS, essa criatura é a fusão de um pai agnóstico/existencialista com uma mãe batista renovada pentecostal. Agradeço a Deus por essa dupla e me considero privilegiado por ter sido bombardeado por duas visões tão opostas de mundo. Fui criado na igreja batista renovada filiada a CBN em Fortaleza, no Ceara, mas não posso dizer que hoje defendo a doutrina batista em questões como a virgindade, por exemplo, assim me apresento como apenas Cristão. Em 2010 me formei em comunicação social com habilitação em Jornalismo, mas ainda estou fora da área. Também casei em 2010 no civil e religioso. Há mais de dez anos faço parte de um grupo de evangelismo interdenominacional chamado Teatro Gibbor. HTTP://www.teatrogibbor.com onde trabalhamos de forma voluntária a distribuição de NT que ganhamos através de doações e a exposição da mensagem da cruz na forma de pantomima: teatro mudo com trilha sonora.

EPA: O ANO DE 2012 FOI PRA VOCÊ UM ANO DE REALIZAÇÕES OU FICOU A DESEJAR?

CAS: Eu costumo lembrar aos que estão mais próximos que todo dia é dia de agradecer a Deus. O próprio ato de abrir os olhos e respirar um novo dia, já é pra mim uma realização divina em mim. Alguns consideram minha gratidão falta de ambição para prosseguir e conseguir mais, porém é apenas uma forma de viver minha fé. Sou próspero com aquilo que estiver em minhas mãos seja fartura ou não. Por enquanto um trabalhador que procura pagar as contas em dia, por outro lado 2012 teve algumas mudanças significativas em relação à moradia e trabalho.

EPA: VOCÊ E LIGADO EM FUTEBOL? TEM ALGUM TIME DE CORAÇÃO OU SIMPATIZA OUTRA MODALIDADE ESPORTIVA?

CAS: Sedentário total, com exceção do ensaio teatral, não tenho time, e futebol só em copa do mundo (quando falo isso pareço um herege brasileiro sem time...), gosto de xadrez mas é difícil hoje conciliar tempo e parceiros para uma disputa!

EPA: RELAÇÃO CHRISTIAN E JESUS, NOS FALE  UM POUCO DE COMO TUDO COMEÇOU?

CAS: Minha pastora da alma (...porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas...Hb 13:17miolo de A e B) foi a mesma que me deu a luz na madre e na fé. Quando eu tinha cinco anos, minha mãe perdeu um filho e ficou com hemorragia, os médicos não deram jeito. Uma vizinha da AD, sabe aquelas irmãs do cocó no cabelo, era vizinha do nosso apartamento e cantava: Eram cem ovelhas, juntas no aprisco; enquanto minha mãe do outro lado do muro ouvia e chorava. (Na adolescência dela havia conhecido a Cristo na Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo). Enfim, após muitas orações e a cura e sempre sem deixar muitos círculos de orações também, minha mãe nos levou para a IBNR. Onde não fui apenas um filho de crente, mas onde tive todas as minhas grandes brigas com Deus.

EPA: VOCÊ SE DECLARA ARMINIANO MAS SEMPRE  DEMONSTRA  SIMPATIA  PELO UNIVERSALISMO, MINHA PERGUNTA É  VOCÊ  ESTÁ CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DO  UNIVERSALISMO? OU ESTA POSSIBILIDADE É TOTALMENTE IMPROVÁVEL?

CAS: Quem me declarou “pelagiano” e etc, foram meus amigos calvinistas à medida que íamos debatendo, no começo de minhas pesquisas vi que me aproximava das ideias do arminianismo clássico e para poupar tempo nos debates, assim me nominava. No entanto a definição da Depravação Total não traz algumas explicações para mim, logo me afastei da linha Calvino-arminiana ( como diz um estimado pastor amigo meu o Jefferson Drilard, Jacobus era um estimado calvinista...rs), Pra responder sem rodeios eu seria um arminiano em busca de uma melhor definição para a DT. É totalmente improvável uma conversão minha a crença na salvação e reconciliação universal, pois pelo meu entendimento do que li e o que eu creio, nem todos serão salvos. Mas esse deveria ser o desejo puro de um coração que busca o cristianismo: o exercício da misericórdia. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.2 Coríntios 1:3,4 E acrescento o universalismo é um hiper calvinismo que precisa de uma graça irresistível, tão irresistível para o mundo todo...

EPA: VOCÊ PARTICIPA DE UM MINISTÉRIO DE TEATRO NOS FALE UM  POUCO DESTE  TRABALHO?

CAS: Primeiro retiramos dele o nome de ministério, depois o transformamos em interdenominacional, Basicamente: apresentamos a mensagem da cruz e reflexões sobre a vida (tem inclusive peças mostrando o efeito das drogas na vida de um individuo), na forma de teatro pantomima. Pantomima é a aplicação da mímica como o balé é uma das aplicações da dança. Ao final distribuímos novos testamentos. Inicialmente tinha o modelo semelhante às apresentações da Jocum (Organização missionária mundial Jovens com uma missão), visto que a fundadora do grupo é atualmente uma missionária em campo dessa organização. No entanto o grupo foi descobrindo seu próprio caminho na cidade, um ponto em comum com os reformados que encontro com o facebook é o fato do grupo há alguns anos não se utilizar mais do apelo no final das apresentações.

EPA: CHRISTIAN É UMA PESSOA TOLERANTE? FALA TUDO QUE DESEJA FALAR OU SE CALA  PRA NÃO MAGOAR?

CAS: Eu sou intolerante com a intolerância, sei que parece contraditório, mas não é, se nos calarmos diante da intolerância é a mesma coisa que nos omitirmos e como dizia Martin Luther King: “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons” Agora em relação a crenças, a debates, você sempre vai me ver defendendo a exposição. Nunca a imposição de ideias. Por exemplo, eu te deixo livre pra expor suas ideias justamente por que quero liberdade para expor as minhas e da mesma forma que quero ser respeitado, vou me esforçar para te respeitar. Sim exponho sempre minhas ideias e já sofri na escola e em igrejas por causa disso, de não aceitar que ninguém imponha nada que eu não considere certo e justo, como diz minha mãe: Obrigado é pau-de-arrasto.

EPA: POR FALAR EM MAGOA, VOCÊ GUARDA ALGUMA? VOCÊ TEM FACILIDADE EM DISPENSAR PERDÃO?

CAS: Diz a minha mãe que pareço uma manteiga derretida, mas me magoo com a ingratidão e com a intolerância. Agora se ficarmos calado como eu fazia e aceitarmos apenas dando a outra face às pessoas nunca param de te esbofetear. Se alguém me magoa agora, procuro não cair no mesmo erro novamente. Não me deixar ser ferido no mesmo lugar é ser prudente, aprendi isso com a vida, mostre para os outros o que te agrada e o que não te agrada, pois se você é sempre bonzinho os outros pisam em cima mesmo.

EPA: VOCÊ TEM RESERVAS COM ALGUM GÊNERO MUSICAL? POR QUÊ?

CAS: Sou meio surdo de nascença do ouvido esquerdo, o meu lado visual se desenvolveu mais que o auditivo, então música não é uma coisa que me afete muito, embora curta muita musica evangélica das antigas tipo: Logos, quanto um som pesado de White Cross. E se tocar batismo no ônibus com certeza posso sair dançando na pista... Gosto de U2 a Caetano, mas se for conversar de música comigo, não vou ligar o nome ao cantor, vou cantar um trecho e não saber o resto da letra e por aí vai. Não tenho restrições quando a gênero musical nenhum, embora não considere barulho como música.

EPA: VOCÊ CONSIDERA O CALVINISMO UMA HERESIA?

CAS: Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.Romanos 14:5 Pra não fazer tantos rodeios, creio que o determinismo e a história dos vasos para o inferno seja uma distorção do entendimento de misericórdia e justiça divinos. Só chamo de heresia quando to muito chateado com gente que se diz calvinista, mas não tem respeito pelas outras pessoas nem como cristão, nem por educação. Tipo, quando querem impor principalmente com o argumento que é a VERDADEIRA FÉ BÍBLICA selada por “Gabriel” e demais autoridades vaticinadas e instituídas santas e sacras. Eu leio a bíblia e procuro me instruir, ler, estudar e toda conclusão que chego digo: é o meu entendimento sobre isso, compartilho com os amigos e eles podem compartilhar o entendimento deles sobre isso, foi esse o propósito inicial quando criei o grupo de Debates Cristãos no facebook. No entanto é muito difícil pedir a um grupo de pessoas reunidas respeito ao próximo, além de seus dogmas. Acho que esse é um problema das igrejas institucionais também. Tendência a queimar o herege, o diferente. Afinal herege sempre é o outro, o diferente.

EPA; VOCÊ ACREDITA NA POSSIBILIDADE DE UM SALVO PERDER A SALVAÇÃO?


CAS: Matéria em estudo ainda, apesar de que vejo com ressalvas a ideia de: Uma vez salvo, salvo para sempre. Pois acredito que estamos em um caminho, mas não sozinhos, visto que Jesus caminha conosco. “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus“. Filipenses 3:12 Ou seja livres, mas presos.  Como diz o salmista “A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos“. Salmos 124:7 (tanto o termo apostasia quanto o termo predestinação estão presentes na bíblia e se não soubermos entender ambos entram em contradição e não vejo contradições na bíblia).






EPA: CAIO FÁBIO?
CAS: Tiro, sempre teve a minha admiração, não da forma a idolatrar ou a considerar ele perfeito. Muitas vezes eu o assisti sendo mais verborrágico do que deveria. Mas pra mim ele é um cristão genuíno, levando muitos de nós a refletir sobre todo esse mundo falso a nossa volta dentro das instituições que se dizem igreja, mas não são. Ele nunca me trouxe uma surpresa, por exemplo, muitas coisas que eu já o escutei, era como se ele estivesse colocando em melhores palavras o que eu já cria. Ele nunca me apresentou algo novo. Isso pode ser visto como arrogância de um nascido na igreja, mas é um fato em minha vida.

EPA: TEOLOGIA DA PROSPERIDADE?

CAS: Não tiro o chapéu e nem passo o chapéu, não há nada de novo debaixo do céu, logo que comparação melhor do que as indulgencias na época de Lutero? Um amigo calvinista que prezo muito o Vinícius sempre me pergunta e coloca em cheque o fato de eu ser intolerante com a TP acima de qualquer outra diferença teológica e eu não consegui responder a ele a contento ainda, apenas acredito que de Teologia não tenha nada nessa corrente positivista e do quanto eu considere nocivo para os corações e mentes. Como eu sempre digo o reino de Deus não é desse mundo, ou seja, visamos o céu e não as bênçãos materiais.
EPA: JEAN SOBRINHO?

CAS: TIRO!! Quase não tirava por que ele veio em Itajaí a passeio, a poucos metros da rua onde eu morava, mas passou com pressa e nem veio conhecer o amigo virtual pessoalmente. Eu gosto de usar o verso que diz que o mesmo espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Então quando eu encontro alguém mesmo na internet que seja, reconhece nele as características de filho de Deus e muitas vezes para maior alegria nos consideramos em grande estima e amizade. Tenho uma lista de pessoas no facebook, tanto no Debates Cristãos como reformados no meu perfil que nunca vi na vida, como o próprio entrevistador em questão, que não conheço mas tem o meu respeito e admiração apesar de ser calvinista, rs.
EPA: PRESIDENTA DILMA?
CAS: Como um bom socialista eu tiro por diversos motivos, nosso país tem um passado finge não ter, sendo assim ter alguém que foi torturada pela ditadura e ainda por cima uma mulher como chefe de estado, considero algo de muita importância.
EPA: EDIR MACEDO?
CAS: Não tiro, bandido, safado. Tenho apenas uma dúvida: Ele realmente acredita em tudo aquilo que acontece nas igrejas dele, ou é apenas um empresário que quer ganhar mais e mais dinheiro estuprando a fé das pessoas? Se acredita, depois de tanto tempo pra estudar e ler a bíblia sem ver realmente o que é o evangelho de Cristo e não o que suas igrejas pregam, é um mistério. Oro a Deus para que aconteça um arrependimento verdadeiro no coração dele, pois não o conheço pessoalmente, apenas posso visualizar o que acontece nas suas igrejas e nas imagens da televisão.
EPA: OSCAR NYEMAR?
CAS: Sem chapéu, Redondo? Curvas? Li muito pouco a respeito dele e mesmo como jornalista e socialista tenho muito pouco a dizer, logo para não falar asneiras me calo.

EPA:MARTINHO LUTERO?

CAS: Tiro e não tiro! O primeiro livro que li sobre a reforma foi: Lutero visto por um amigo de Filipe Melanchthon. Digamos que ele começou bem quando descobriu que somos justificados pela fé, mas ficou preso aos conceitos de sua época e deixou a sua teologia escrava da cultura que diviniza os reis e príncipes como escolhidos por Deus. Não tiro chapéu para a atitude dele para com os anabatistas.

EPA; TEOLOGIA REFORMADA?

CAS: Quando nos chegamos a Deus precisamos explodir a casa velha que somos e não reformar ou colocar vinho novo em odres velhos.

                 BATE BOLA.

EPA:FÉ?
CAS: E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9 = Creio no Cristo histórico que veio ao mundo, morreu numa cruz e ressuscitou para nos dar a vida eterna com Deus.
EPA: JORNALISMO?
CAS: Pra mim foi como ser cristão, está em mim!  
EPA: VIOLÊNCIA?
CAS: Expressão máxima de irracionalidade ou de defesa. Gosto da política social de Gandhi que mostrou ao mundo o conceito de não violência. Mas aprendi que se defender é cumprir a palavra: amar ao próximo como a nós mesmos.
EPA:MORTE?
CAS: Quem tem a Cristo já venceu a morte.
EPA:INFERNO?
CAS: Preparado para o diabo e seus anjos.
EPA:CRISTÃO
CAS: Tradução do meu nome, rs. Aquele que vive o amor que recebeu de Deus.
EPA;CORRUPÇÃO?
CAS: Dinheiro e poder, vazio e passageiro.
EPA:CHRISTIAN?
CAS: É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30

8 comentários:

  1. Quando nos chegamos a Deus precisamos explodir a que somos e não reformar ou colocar vinho novo em "ODRES VELHOS".

    kkkkk...esta só podia vir do CAS.....EITA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é meu velho amigo asceta, rs Moer o vaso e fazer um vaso um novo... com certeza! Estevao um dos primeiros antigos que conheci no face...

      Excluir
  2. Gostei da parte que me toca, hehehe. Isso aí meu irmão, eu continuo aguardando sua resposta para considerar o universalismo como uma doutrina cristã válida e a teologia da prosperidade como heresia.

    ResponderExcluir
  3. prazer em te conhecer, melhor... amigo Christian... rsrs

    ResponderExcluir
  4. Todos bons amigos comentando acima! grato pela atenção dispensada! rs

    ResponderExcluir
  5. EU demorei pra ler, mas li!
    Muito boa entrevista, matou algumas curiosidades!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa entrevista, matou algumas das minhas curiosidades a respeito do Cas
    Que o Senhor continue abençoando meu grande amigo!
    Que na verdade em relação a predestinação fez me lembrar um bom momento da minha vida onde eu enxergava a presciência e predestinação ao mesmo tempo nas Escrituras rs
    Fiquem na paz!

    ResponderExcluir