quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ELA ME É QUERIDA,E DIGNA DONZELA,LUTERO E A IGREJA

A ultima coisa na vida que Lutero queria fazer era começar uma nova igreja ele não era um inovador,mas um reformador.Ele nunca se considerou algo além de um membro verdadeiro e fiel da igreja  una,santa e apostólica.Na qualidade de Doutor das sagradas escrituras e pastor de almas,Lutero protestou contra o abuso de indulgencias(as 95 teses de 1517) e foi lançado a um grande confronto com a igreja Romana de sua época. No decorrer desta batalha,ele pronunciou um não decisivo a todo sistema papal.Denunciou o papa como anticristo,referiu-se a  hierarquia romana como ''a igreja prostituta do diabo'' e queimou o tratado inteiro da lei canônica como também a bula papal que o havia excomungado. Esses foram atos radicais,provocaram um cisma na cristandade ocidental,Lutero entretanto não foi um mero inconclasta.Ele se revoltou contra a igreja por causa da igreja,contra uma igreja corrupta pelo bem da igreja verdadeira  e primitiva,um corpo e uma comunhão dos santos com a igreja cristã,santa e universal.

Longe de ser defensor do individualismo austero-cada macaco no seu galaho-Lutero enfatizou o caráter comunal do cristianismo '' A igreja cristã é tua mãe'' dizia Lutero '' que te faz nascer e te guia pela palavra''ele também chamou a igreja de '' minha fortaleza,meu castelo,meu aposento'' ele disse  ecoando cipriano,que fora da igreja não havia salvação.Lutero podia ser lirico ao louvar a igreja,como neste hino de 1535,que se  muito com uma canção de amor secular:

Ela me é querida,a digna donzela
E não posso esquecer
Dela o louvor,a honra e a virtude se comentam
Então meu amor ainda mas cresce
Eu busco o bem dela e,se eu quisesse endireitar os caminhos do mal
Não me importo ela vai me recompensar
Com amor e verdade  que não se esgotarão
Que ela sempre me mostrará
E fara tudo o que desejar.

Ma o que é exatamente a igreja? certa vez Lutero respondeu impacientemente  a esta pergunta, ''Ora uma criança de 7 anos sabe o que a igreja ,isto é  cristãos santos e ovelhas que ouvem a voz do pastor'''temos nesta resposta  um impulso básico da eclesiologia de Lutero:o carater essencialmente espiritual e não institucional da igreja.

Fonte;TEOLOGIA DOS REFORMADORES
 TIMOTHY GEORGE



Um comentário: