quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TETELESTAI, O PREÇO FOI PAGO.


                 Esta consumado = a divida paga integralmente.


A frase está "tudo consumado" é a tradução de uma só palavra grega '' tetelestai''. tetelestai tinha vários sentidos , mais nesse caso  aplicam-se os três seguintes.

        1-Tetelestai era usado por um servo relatando a seu mestre que executara uma tarefa :"a tarefa que me deste está terminada.

          2-Tetelestai era também um termo comum na vida comercial grega. significava a conclusão de uma transação quando um  debito era pago completamente. quando se fazia o pagamento final dizia-se "tetelestai",isto é,"o débito está terminado".já se encontraram antigos recibos referentes a impostos com a palavra tetelestai-pagos na integra

          3-A escolha de um cordeiro para o sacrificio no templo era sempre um momento importante. examinava-se o rebanho e quando se encontrava um cordeiro sem defeito, alguém diziadiria tetelestai- a tarefa foi concluida

     Literalmente, Jesus clamou :"a obra que tu me deste está completa,o débito foi pago, o cordeiro do sacrificio foi encontrado".a escritura diz que jesus bradou em alta voz :
    "está consumado"
       ''O  centurião, vendo o que havia acontecido louvou a Deus dizendo:"certamente este homem era justo''
                                                                                                                                                             Lucas:23.47

               O que chama a atenção é que foi um centurião , um oficial responsavel por cem soldados, que imediatamente comentou o brado de jesus. com toda a certeza ele, um militar, sabia a diferença entre um suspiro de de derrota e um brado de vitoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário