sexta-feira, 15 de julho de 2016

confira relatos de testemunhas do ataque na França



Um ataque no meio das celebrações do Dia da Bastilha em Nice, no sul da França, chocou o mundo na noite desta quinta-feira e espalhou pânico pelas ruas da cidade


O veículo avançou sobre as pessoas e andou por cerca de dois quilômetros, atropelando quem estivesse pela frente.
Ainda não há confirmações sobre o número exato de mortos, mas segundo as informações mais recentes pelo menos 80 pessoas morreram e cerca de outras cem ficaram feridas.
Testemunhas relataram o desespero das pessoas correndo quando ouviram o barulho - uma troca de tiros entre policiais e o motorista do caminhão teria acontecido logo em seguida
Confira alguns relatos:
'O inferno tomou conta de Nice', Roy Calley, repórter da BBC em Nice
"Eu estava na celebração do Dia da Bastilha. Havia uma queima de fogos, estava divertido, um clima de festa, as pessoas estavam curtindo.
Eu moro a uns 200 metros do Promenade, então estava virando para ir para casa e de repente ouvi aquele barulho.
Eu não sei como descrever, eu diria que foi algo como uma explosão ou uma batida, é difícil dizer o que era.
Depois disso, muita gente começou a gritar. O inferno que tomou conta de Nice.
Logo em seguida, eu ouvi o que eu achava que eram tiros, mas não posso confirmar com certeza.
Mas estava difícil para a polícia ter acesso ao local, porque a Promenade estava fechada para a celebração, então todo o trânsito estava no centro e estava difícil para chegar ali. A situação era horrível."
'A polícia nos mandou correr', Colin Srivastava - testemunha
"Nós estávamos sentados esperando na parte antiga da cidade e vimos as pessoas correndo em pânico.
Eu perguntei a algumas delas o que estava acontecendo, e uma respondeu: 'Vocês precisam ir, a polícia disse a nós para corrermos'.
Então nós começamos a correr e, quando cruzamos com a polícia, eles disseram: 'Corram agora!'. Nós não tínhamos ideia do que estava acontecendo."
'Um completo caos', Grace-Ann Morrow - testemunha
"Assim que a queima de fogos acabou, nós estávamos saindo de lá, minha família e eu, e, enquanto andávamos, cruzamos com muita gente chegando para celebrar o Dia da Bastilha.
Mas de repente todo mundo começou a correr para a direção oposta de onde estava acontecendo o festival.
Eu acabei me separando da minha família e nós não tínhamos ideia do que estava acontecendo. As pessoas estavam gritando, as crianças chorando, todo mundo correndo, era um completo caos.
Eu falo pouco francês, mas entendia as pessoas falando algo como 'suicídio'. Foi insano, porque eu e minha família estávamos exatamente no ponto onde tudo aconteceu cerca de 20 minutos antes do ataque."
'Vi corpos voando como pinos de boliche', Damien Allemand, jornalista do "Nice Matin"
"Esse caminhão da morte passou a poucos metros de mim. Eu vi corpos voando como pinos de boliche por onde ele passava.
Ouvi gritos que jamais vou esquecer.
Fiquei paralisado, não conseguia me mexer. Em volta de mim, o pânico. Todos corriam, gritavam, choravam.
Quando retornei à Promenade (des Anglais), vi corpos e pessoas feridas nas calçadas. As primeiras ambulâncias estavam chegando.
Essa noite... essa noite foi o inferno."
FONTE PORTAL DE NOTICIAS G1
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/07/o-inferno-tomou-conta-de-nice-confira-relatos-de-testemunhas-do-ataque-na-franca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário