segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ALCINO JUNIOR: O TALENTOSO JOVEM É O NOSSO ENTREVISTADO DA SEMANA.

 Ele é  carioca
 torcedor do clube regatas do Flamengo
 amante da formula 1
mora com sua mãe, tem 21 anos e cursa a faculdade de direito.Teve seu encontro pessoal com cristo aos 13 anos assiste como membro em uma igreja Assembleia de Deus Ministério Óleo e Vida,onde deste os 18 anos é professor de EBD(escola bíblica dominical)tem ministrados sermões  em varias denominações exerce este ministério deste seus 16 anos de idade.

É criador do blog: www.alcinojunior.blogspot.com  atualmente não tem feito publicações mas promete voltar com força total em 2013,por muitos anos escreveu artigos para alguns blogs especializados em F1 e foi um dos moderadores do Grupo F1 Brasil.Ele é mais um dos que frequentaram a comunidade do ORKUT a PCC  ingressou lá em 204 quando tinha apenas 13 anos e sua postura nos debates travados ali lhe valeram o apelido de ''garoto ''prodígio” Atualmente fundou no facebook um grupo endereçado aos observadores do arminianismo que conta com cerca de 500 membros.

 Alcino Carias de Souza Júnior( ALCINO JUNIOR) é o meu entrevistado desta semana,acompanhe abaixo nossa conversa.



EPA. COMO  SE  DEU  SEU ENCONTRO  PESSOAL  COM CRISTO?

ALCINO: freqüento a igreja onde congrego  desde os 6 anos de idade. Mas meu encontro REAL com Cristo foi aos 13 anos de idade, quando de fato, percebi que tinha que mudar de vida, pois Deus tinha um chamado pra mim. Daquele momento em diante, comecei a me dedicar mais na Obra dele.

EPA.PELA  A  SUA IDADE   VEJO QUE VOCÊ  NÃO  É  DA GERAÇÃO  QUE ACOMPANHOU  A CARREIRA  DE  AYRTON  SENA,DE ONDE VEM  O  AMOR  PELA   F1?

ALCINO: Por incrível que pareça, vem da minha mãe. Minha mãe sempre foi apaixonada por esportes de todo tipo, ela acompanha tudo pela tv. Foi com ela que eu aprendi a gostar de assistir esportes. Aqui em casa até hoje quando estamos em época de Olimpíadas ou Copa do Mundo todo mundo já sabe que é difícil fazer minha mãe sair de casa. Ela gosta muito mesmo. E devido a isso, desde novo eu cresci acordando domingo pela manhã ou de madrugada pra ver as corridas com ela, e de lá pra cá não parei mais. Como vc disse, não vi o Ayrton Senna correr, pois eu tinha só 3 anos quando ele morreu, mas comecei a acompanhar esportes desde muito novo, lembro de muita coisa que aconteceu em meados da década de 90. Acho que isso tudo ajudou a desenvolver minha memória esportiva.

EPA.VOCÊ  PRATICA  ALGUMA  MODALIDADE  ESPORTIVA? COSTUMA   FREQUENTAR   ESTÁDIOS  DE FUTEBOL  PARA  VER JOGOS DE  SEU TIME?

ALCINO: Atualmente não pratico nada. Mas quando era novo já pratiquei natação e algumas lutas também. Hoje em dia não pratico mais por falta de tempo. Mas assim que puder pretendo voltar. Quanto aos estádios, eu moro no RJ e torço pelo Flamengo, freqüentar o Maracanã é algo obrigatório. Sempre que possível estarei lá quando ele reabrir.

EPA. ANUALMENTE   ACONTECE  O CONGRESSO  PENTECOSTAL  EM Caboriu-sc  ASSIM COMO  A CONFERENCIA FIEL  EM ÁGUAS DE LINDOIA-SP  COM QUAL DAS DUAS VOCÊ  SE IDENTIFICA  MAIS?

ALCINO: O Congresso dos GMUH em Comburiu teve um papel fundamental na minha vida espiritual, mas hoje em dia não me vejo freqüentando aquele tipo de ambiente. Eles se politizaram demais e hoje em dia temos poucas mensagens consistentes por lá. Já a Conferência Fiel tem muita coisa aproveitável, mas também tem seu lado ruim que é o foco acentuado no calvinismo, mas ainda tem muitos palestrantes que focam em outros assuntos, por isso, eu acho que freqüentaria tranquilamente, sempre freqüento as conferências da Fiel aqui no RJ. Mas penso que falta no Brasil um congresso pentecostal com nomes de peso no ensino e na pregação bíblica.

EPA. TROCARIA  UMA  EVENTUAL  CARREIRA  PROFISSIONAL  PELO  MINISTÉRIO  PASTORAL?

ALCINO: Tenho me feito essa pergunta sempre, mas creio que é possível conciliar as duas coisas. O próprio João Calvino era pastor e atuava na área jurídica também.

EPA. DENTRO DA  PERSPECTIVA  PENTECOSTAL   VOCÊ   JÁ FOI BATIZADO  COM  O ESPIRITO SANTO?

ALCINO: Sim. Recebi meu batismo no Espírito Santo em 2005. Durante um culto onde muitos outros jovens também foram batizados. Foi uma experiência indescritível!

EPA. COMO SE EXPLICA  O  FATO  DE ESTE  EVENTO  ACONTECER  COM FREQUÊNCIA  NO MEIO  PENTECOSTAL  E ENTRE  IGREJAS  DE   LINHA  CONSERVADORA  NÃO?

ALCINO: É simples. Isso não acontece nas igrejas conservadoras porque elas não buscam esse tipo de coisa. No meio pentecostal isso é muito mais priorizado do que nas igrejas conservadoras.

EPA. CALVINISMO   QUAL  SUA  DIFICULDADE  COM  ESTA  LINHA TEOLÓGICA?

ALCINO: São inúmeras. Mas penso que a minha maior divergência com o calvinismo está no fato de que essa doutrina coloca o homem numa posição extremamente “confortável”, já que ela o isenta de qualquer tipo de responsabilidade quando na verdade não deveria ser assim.

EPA. PAUL WASHER   COMO VOCÊ DEFINE  SUAS  PREGAÇÕES?

ALCINO: Muito boas. Acho que o Paul Washer é no momento o grande nome da pregação mundial, e gosto do fato de que ele não perde muito tempo tentando “explicar o calvinismo” como alguns outros pregadores fazem, ele se concentra no que é essencial, ou seja, na exposição do Evangelho para aqueles que precisam ouvir, de forma simples e direta. Penso que muitos talentos tem sido jogados fora, porque ao invés de pregar aos ímpios, perdem tempo explicando o calvinismo para tentar ganhar “adeptos” entre os que já conhecem a Palavra.

EPA.CALVINISTAS   QUAL SUA DIFICULDADE  COM ESTE   POVO?

ALCINO: Com os calvinistas em geral, não tenho dificuldade nenhuma, prova disso é que grande parte dos meus amigos são calvinistas, meu problema é com alguns calvinistas que tentam se impor como os “donos da verdade” quando na verdade não o são e usam desse artifício para tentar passar uma idéia de superioridade. O calvinismo tem muita força no Brasil, mas em outros países a realidade não é a mesma. Outra coisa que me preocupa nos calvinistas brasileiros é a admiração que eles tem ao teólogo Vincent Cheung, aqui no Brasil, ele é visto como um dos grandes teólogos do mundo, mas fora daqui, ele não é citado por NENHUM grande teólogo como sendo um deles. É uma pena que um teólogo raso e intolerante como ele tenha achado espaço em nosso país.
EPA. AS  5 SOLAS  DA REFORMA  VOCÊ  É DE PLENO ACORDO? POR QUE?

ALCINO: Sou à favor, e ao contrário do que muitos tentam dizer, elas são absolutamente compatíveis com o arminianismo.

EPA.ARMINIANISMO  COMO VOCÊ  DEFINE?

ALCINO: Tecnicamente falando, o Arminianismo, foi uma resposta elaborada pelo teólogo Jacob Arminio em resposta aos 5 pontos criados pelos seguidores de Calvino. Ao contrário do que muitos calvinistas pensam, o arminianismo não é o contrário do calvinismo, Arminio permaneceu calvinista ao longo de sua vida, ele só questionava os 5 pontos do calvinismo que dizem respeito à forma como se dá o processo salvífico. É claro que aqui não há tempo nem espaço hábil para fazer uma explanação sobre a doutrina arminiana. Mas aconselho todos à entrarem no site www.arminianismo.com para que possam conhecer melhor essa doutrina que infelizmente vive sendo “metralhada” por pessoas que nem sequer se dão ao trabalho de conhecê-la antes de atacar.

EPA. NAMORO  SÓ  ENTRE   PESSOAS CRENTES  OU ISTO É RELATIVO?

ALCINO: É relativo. É lógico que a preferência é que se namore com pessoas cristãs, mas conheço vários casais que um dos dois não era cristão, mas depois se converteu e depois deram certo. É claro que isso só pode dar certo se a pessoa se converter de verdade, se continuar “no mundo”, não vale à pena investir nesse relacionamento. Mas no meu caso especificamente, não sei se me envolveria com uma menina que não fosse cristã.

EPA. VOCÊ  PODE  DESTACAR   UM  MOMENTO DE GRANDE ALEGRIA EM SUA  VIDA?

ALCINO: Dia 31 de janeiro de 2008, foi o dia em que eu subi num púlpito pela primeira vez para pregar. A minha alegria foi muito grande naquele dia.

EPA. E DE  TRISTEZA?


ALCINO: A época mais triste da minha vida foi o mês de setembro de 2012, porque  foi nesse mês que eu perdi meu pai e cerca de 15 dias depois perdi uma prima que era muito próxima. Foi uma fase muito difícil pra mim. Cheguei a pensar em desistir do ministério.

EPA. PRE,MIDE OU PÓS  TRIBULACIONISTA?  POR QUE?

ALCINO: Sou pré tribulacionista. Os motivos são vários, além da grande quantidade de textos que respaldam essa visão, basta analisarmos como se dá o caráter de Deus em situações de adversidade para o seu povo. Deus livrou LÓ ANTES de destruir Sodoma e Gomorra, Deus livrou Noé ANTES do dilúvio. Não vejo motivo para ELE livrar a igreja DEPOIS da Grande Tribulação.

BATE  BOLA (CITO  UMA PALAVRA E VOCÊ DEFINE)

EPA. PAZ?

ALCINO: Só em Jesus

EPA. MENSALÃO

ALCINO: A maior vergonha política de nossa história

EPA. RIO  DE JANEIRO?

ALCINO: Cidade Maravilhosa, apesar de tudo, eu não troco o Rio por nenhum outro lugar.
 EPA. MORTE?

ALCINO: Passagem para a Eternidade. Nós como servos de Deus não precisamos temê-la

EPA. BÍBLIA?

ALCINO: Regra de fé e prática. Eu costumo defini-la como o “Manual do Fabricante”

EPA.PCC?

ALCINO: Um lugar onde aprendi muito e fiz grandes amizades que vou levar para sempre. Foi uma fase que passou, mas deixou frutos e nunca será esquecida.

EPA. RELIGIÃO?

ALCINO: Só Jesus. Ele é o RELIGAI. O resto são apenas desculpas humanas que os homens criam para enganar à si mesmos.

EPA. SALVAÇÃO?

ALCINO: Só em Cristo

EPA.JESUS?

ALCINO: Salvador e Mestre

EPA. MISSÕES?

ALCINO: Dever essencial da igreja

EPA. ALCINO JUNIOR?

ALCINO: Um jovem que tem muitas falhas, mas que conseguiu tomar a decisão correta que é seguir a Cristo e busca a cada dia viver o Evangelho

DEIXE SUA MENSAGEM  AOS NOSSOS  LEITORES.

Minha mensagem final é que Deus possa abençoar a todos os leitores desse blog, que tem sido uma benção para todos nós. Espero que tenham gostado da entrevista. Agradeço também ao meu amigo Pr Cicero pelo convite. Foi uma honra participar desse projeto. E por fim, quero dizer que sejamos nós arminianos ou calvinistas, estamos unidos por CRISTO. Ele é o Centro, e enquanto estivermos com os olhos fixos nele teremos a paz, a segurança e a salvação que só Ele pode proporcionar. Um abraço a todos!








2 comentários: