terça-feira, 16 de setembro de 2014

Blog do Noblat critica decisão de Cid Gomes: 'ditador e burro

A decisão do governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), de pedir à Justiça a retirada de circulação da revista ISTOÉ  desta semana foi duramente criticada por Ricardo Noblat, do jornal O Globo. 

Em seu blog, o jornalista afirma que Cid Gomes tem vocação de 'ditador', uma vez que sua investida contra o periódico configura censura à imprensa, e de 'burro', uma vez que impedir a veicularão de uma notícia é a melhor forma de promovê-la. 

Leia, abaixo, nota publicada no Blog do Noblat:

Cid Gomes, ditador e burro, por Ricardo Noblat

Cid Gomes, governador do Ceará, tem vocação de ditador. Citado em reportagem da ISTOÉ como envolvido na corrupção da Petrobras, pediu que a Justiça proibisse a circulação da revista em todo o país. E uma juíza de 1ª. instância do Ceará atendeu ao pedido dele.

Isso é censura à imprensa.

Cid Gomes, governador do Ceará, tem vocação de burro. Sua ofensiva contra a ISTOÉ é responsável pela corrida atrás de exemplares da revista. Esgotou-se, no Ceará, a edição da ISTOÉ. Em breve quando outra instância da Justiça revogar a decisão da juíza, a venda da revista se esgotará novamente.


Isso é comportamento de coronel político de antigamente.

Em 1978, como repórter da VEJA, fui a Juazeiro do Norte, no Ceará, contar como fora assassinado um empregado da usina de Adauto Bezerra, na época governador e um dos coronéis políticos que mandavam no Estado. O reparte da revista com a reportagem destinado ao Estado esgotou-se.

Aliados de Adauto compraram todos os exemplares da VEJA.

Na semana seguinte, a VEJA voltou ao assunto e tornou a se esgotar no Ceará - dessa vez pela ação de leitores comuns que se anteciparam aos aliados de Adauto. Xerox da reportagem foi vendida pelo dobro do preço do exemplar da revista.

Entenda o caso
Nessa segunda-feira (15), à pedido dos advogados do governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), a publicação desta semana da revista ISTOÉ foi proibida pela Justiça de circular e todas as edições liberadas deverão ser recolhidas. Ainda ontem, a proibição ganhou destaque na mídia local e, nesta terça-feira, repercutiu negativamente em jornais de circulação nacional, como O Globo e a Folha de S.Paulo, Jornal Hoje (Rede Globo) etc.

A ordem para a suspensão de circulação foi emita pela juíza Maria Marleide Maciel Queiroz, da 3ª Vara de Família de Fortaleza, que esteve de plantão neste último final de semana.

CEARA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário