domingo, 12 de junho de 2016

Obama faz apelo por legislação sobre armas

.
pouco mais de seis meses de deixar a Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama veio a público novamente para lamentar mais um tiroteio em massa. Esse último, que deixou pelo menos 50 mortos em uma boate gay em Orlando, na Flórida, foi o mais mortal da história americana, e deixou todo o país de luto neste domingo.


Ao discursar pela 13ª vez sobre um tiroteio em massa em oito anos de governo, Obama aproveitou a oportunidade para reforçar o apelo a respeito de uma das questões que mais gerou polêmica em seu governo: a legislação sobre armas.
"O dia de hoje marca o tiroteio mais mortal que já tivemos na história dos Estados Unidos. Isso é também um lembrete sobre como é fácil para alguém colocar as mãos em uma arma e atirar em pessoas numa escola, numa igreja, num cinema ou em uma boate", afirmou Obama.
Em entrevista à BBC em julho do ano passado, Obama admitiu que o fracasso na aprovação de uma lei que restringisse mais o comércio de armas nos Estados Unidos era "a grande frustração" de seu governo. Já no início deste ano, ele apresentou um plano que propunha dificultar a venda de armas para pessoas com históricos criminais ou com problemas mentais.
O presidente chegou a chorar conforme anunciava as medidas que iriam aumentar a verificação de antecedentes de pessoas que fossem comprar armas em todo o país. No entanto, a maior dificuldade de Obama para obter êxito com esse plano sempre esteve no Congresso.
"Precisamos de um Congresso corajoso o suficiente para peitar as mentiras de quem faz lobby pelas armas. Todos precisam se levantar e proteger os cidadãos. Tudo que precisamos é exigir que governadores, legisladores e empresários façam suas partes para tornar nossas comunidades mais seguras", havia dito Obama em discurso inflamado em janeiro.
"O lobby das armas pode ter o Congresso como refém, mas não pode ter a América", disse.
Desde então, a questão ainda não evoluiu e, diante de mais um tiroteio em massa neste domingo, o presidente insistiu na importância do tema.
"Temos que decidir se esse é o país onde queremos viver. E a atitude de não fazer nada é uma decisão também", completou.
Desde o primeiro ano que assumiu a Presidência, Obama já teve de fazer discursos sobre tiroteios em massa por pelo menos 13 vezes. Logo no início de seu governo, dois tiroteios chocaram o país - um no Alabama, outro em Binghampton. No fim do mesmo ano, houve um outro em uma base militar, no Texas. O último antes do ataque deste domingo havia acontecido em dezembro do ano passado, em San Bernardino, na Califórnia, quando um casal abriu fogo no prédio do Inland Regional Center, deixando 14 mortos e 17 feridos.
À época, ele também fez um apelo sobre a legislação. "Uma coisa que nós sabemos é que temos um 'padrão' de atiradores em massa nesse país e não existe nada similar em nenhum lugar do mundo", afirmou. "Eu tive que fazer pronunciamentos sobre isso várias vezes neste ano. Existem medidas que podemos tomar, se não para eliminar todos esses incidentes, pelo menos para fazer com que eles se tornem menos frequentes."

'FONTE.PORTAL DE NOTICIAS TERRA

http://noticias.terra.com.br/mundo/em-8-anos-de-governo-obama-discursa-sobre-tiroteios-em-massa-pela-13-vez-e-faz-apelo-por-legislacao-sobre-armas,c004c376929dab7b8c89fe3d0dcc065aekylci1y.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário