sábado, 6 de agosto de 2016

Grupos e famílias dominam vários municípios cearenses




Com o fim do prazo oficial, na sexta-feira, para a escolha dos candidatos às prefeituras e câmaras municipais cearenses, em outubro próximo, conclui-se, para tristeza dos defensores de renovação de quadros políticos, que está perdida a grande oportunidade de termos pessoas e ideias novas capazes de mudar a realidade inaceitável da administração pública. Dezenas de prefeituras, tal qual como antes, tendem a ficar sob o domínio dos mesmos, geralmente uma ou duas famílias ou grupos, como no caso de Maracanaú, Granja e Eusébio, os mais emblemáticos.

No Município de Granja, na Zona Norte do Estado, a família Arruda Coelho tem o domínio da Prefeitura há 32 anos, alternado entre dois irmãos: Eliezer e Esmerino Arruda, a mulher deste, dona Carmem Arruda, e o sobrinho deles, Romeu Aldigueri, divergente na família. E os Arruda continuarão, por mais quatro anos, administrando a cidade, pois dona Carmem, mesmo do alto de seus 90 anos de idade, é candidata concorrendo com o sobrinho afim, Aldigueri, postulante à reeleição.
Em Maracanaú, um dos maiores colégios eleitorais do Estado, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, a realidade só difere da situação de Granja por estar sendo controlado por integrantes de dois grupos.
Júlio César Costa Lima foi prefeito ao longo de 12 anos. Perdeu o poder para Roberto Pessoa, que, com Firmo Camurça, como seu vice ou como prefeito atual, já controlam a administração municipal há 12 anos. E um dos dois esquemas vai continuar gerindo os destinos políticos de Maracanaú.
NOTA DO BLOG .
Repare que esta situação relatada no artigo acima pelo DN eh na verdade a realidade de todo o estado,em cada região podemos ver nas mais diversas cidades um ciclo que nunca acaba o máximo que acontece são  as alianças que levam velhos inimigos tornar-se grandes amigos e vice e versa  ou o grande cacique impedido pela justiça eleitoral de concorrer diretamente colocando seu filho índio jovem como se isto fosse renovo na politica..
Fonte Diário do Nordeste
 http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/politica/grupos-e-familias-dominam-varios-municipios-cearenses-1.1596144


Nenhum comentário:

Postar um comentário