terça-feira, 10 de junho de 2014

ÁGUA PARA REGIÃO DE CRATEÚS - Dnocs debate construção do açude Fronteiras, no Ceará

A construção da barragem Fronteiras, em Crateús (CE), foi pauta de reunião envolvendo vereadores das cidades de Nova Russas e Crateús com o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Emerson Fernandes Daniel Filho. O executivo prestou uma explanação sobre a obra, cuja assinatura da ordem de serviço deve acontecer no próximo mês de agosto.

Os vereadores que estavam acompanhados do diretor Administrativo do Dnocs, Ivan Claudino e do Coordenador da Cest-Ceará, em exercício, Ney Barros, reivindicaram também a perfuração de poços profundos em distritos e localidades, assim como a ativação de 22 poços já perfurados mas que faltam as bombas, chafarizes e energia elétrica. Segundo eles a situação é grave, com a falta d'água dizimando animais e provocando angústia nos rurícolas. O diretor-geral prometeu que enviará um geólogo a Nova Russas para agilizar os levantamentos necessários para que os poços sejam perfurados.

Fronteiras
A barragem Fronteiras vai represar o rio Poty. Sua capacidade de armazenagem é de 488 milhões de m³, com o potencial de irrigar seis mil hectares e beneficiará aproximadamente 100 mil pessoas, proporcionando uma melhor qualidade de vida dos habitantes, além de aquecer a economia da região.

O orçamento da obra é de 200 milhões de reais. Essa barragem será a sexta maior, no estado do Ceará. 

* Com informações do Dnocs

Nenhum comentário:

Postar um comentário