terça-feira, 11 de outubro de 2016

Por que as melhores escolas públicas do Ceará no Enem 2015 são militares?


Colegio-Militar-Fortaleza-notas-Enem
O Ceará teve uma curiosidade no resultado do Enem 2015 em relação às notas das escolas públicas. Todas as melhores colocadas são militares. A divulgação das notas aconteceu na semana passada, deixando claro que esses colégios se sobressaem entre as instituições públicas.
Em todas as áreas destinadas do Enem, como Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação, o Colégio Militar de Fortaleza liderou a média das melhores notas.
Ao lado, estão também os colégios do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Juntos, os três lideram as escolas públicas no Ceará em quatro dos cinco quesitos. Somente na redação que há um “intruso”: a EEEP Alan Pinho Tabosa, de Pentecoste, 3ª colocada.
Ressalte-se, porém, que diferentemente dos demais colégios públicos, os três têm cobrança de mensalidade, diferentemente dos demais.
Para o coronel Allemany, coordenador de educação do Colégio Militar de Fortaleza, o incentivo ao aluno é muito importante para o êxito do colégio. “Ficamos muito felizes com esses resultados, e acreditamos que tudo isso vem da disciplina que nossos alunos recebem e também do incentivo que recebem. Além da relação importante que temos com os pais deles, é uma via de mão dupla, os pais nos ajudam e nós ajudamos a eles”, explica o coordenador.Mas a que se deve todo esse sucesso? O que há de diferente nesses colégios para tanto êxito? Para o mestre em educação da Faculdade Católica Arnald Cavalcante, o processo seletivo já abre uma grande diferença entre as escolas.
“Essas escolas já começam diferente das outras, pois para ingressar nelas, existe um processo de seleção. Já se tem esse critério, e também essa rigidez. O que começa a diferenciação em relação a outras”, destaca.
O educador também acrescentou outras características dos colégios militares. “Por ter esse processo seletivo, cada aluno é tratado de certa forma ‘exclusiva’. As outras escolas públicas são mais pulverizadas, e faltam mais políticas públicas para que os pais acompanhem mais de perto os seus filhos, como acontece por exemplo nessas escolas militares”, contextualiza.
Em todas as notas, o Colégio Militar de Fortaleza está no topo das categorias do Exame Nacional do Ensino Médio em 2015, entre as instituições mantidas pelo Estado.
Fonte.Tribuna do Ceara .
http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/educacao/por-que-as-melhores-escolas-publicas-do-ceara-no-enem-2015-sao-militares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário