quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Calor extremo e pouca chuva no Nordeste


O ar voltou a secar esta semana por quase toda a Região Nordeste e além da falta de chuva, o calor intenso vem chamando a atenção. O interior do Piauí chegou a quase 44°C no início da semana. Esperantina, no norte do Piauí, registrou 43,8°C pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) na última segunda-feira (10), uma das maiores temperatura do Brasil. 

A estiagem e a seca prolongada fizeram 772 municípios decretarem situação de emergência no últimos meses e todos foram reconhecidos pelo Governo Federal. Os estados de Pernambuco e da Paraíba aparecem no topo da lista: 

Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, "o calor continua intenso e não há previsão de chuva por pelo menos 10 dias". A única chuva mais frequente que vem acontecendo esta semana é sobre o litoral da Bahia. Até segunda-feira (17), as chuvas vão continuar intercaladas por períodos de sol e poderão acumular volumes moderados. Outras áreas da costa leste nordestina terão chuva passageira, mas com pequeno volume. Veja os volumes estimados de chuva para a Região Nordeste nos próximos cinco dias: 


A primavera é normalmente uma estação de pouca chuva e muito calor sobre o Nordeste. A chuva retorna ao oeste da Bahia e ao sul do Maranhão e do Piauí. Mas para a maioria das áreas no Nordeste, o sol forte, calorão e tempo seco são características comuns em dias dos meses de outubro, novembro e dezembro. 

FONTE .PORTAL DE NOTICIAS TERRA
https://noticias.terra.com.br/climatempo/calor-extremo-e-pouca-chuva-no-nordeste,e3f6e7d0dc3402d17191a526200cda1d68xa54xi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário