quarta-feira, 9 de março de 2016

DO BLOG DA MONIQUE: 6 Erros que os PREFEITOS cometem na COMUNICAÇÃO



Um problema que parece imperceptível para muitos gestores municipais, mas que desencadeia uma série de situações danosas é a ineficiência na comunicação, que tem como principais consequências a inoperância dos serviços prestados, a frustração da sociedade e o declínio da popularidade do gestor. Como dizia o ex-presidente dos EUA, John Kennedy: “…todos os princípios nos quais a democracia política se baseia dependem em grande parte da comunicação”.
A seguir, acompanhe os 6 principais erros cometidos pelos gestores.

1 Não ter uma assessoria de imprensa.

Uma assessoria proativa divulga informações sobre planos e procedimentos do governo para a imprensa e para a sociedade por meio de sites, entrevistas coletivas, redes sociais, e-mail, etc. Ela deve estar preparada para gerenciar os temas mais polêmicos que possam causar conflitos. Quando as informações não estão acessíveis, abre-se um universo de oportunidades para achismos e boatos que interferem diretamente na imagem do político. É importante lembrar que a equipe responsável por essa ponte direta com o público precisa ser especializada na área. Mensagens inconvenientes, textos mal redigidos e erros ortográficos não são toleráveis e transmitem falta de profissionalismo.

2 Nomear alguém que já possui outras atividades.

Comunicação e marketing andam sempre de mãos dadas. A equipe deve se dedicar exclusivamente a essa atividade. Um funcionário que possui outras ocupações certamente não dispõe de tempo e provavelmente não tem o conhecimento e nem as habilidades necessárias para a função. O resultado é óbvio: a coisa não anda. Ou melhor, anda para trás.

3 Não se reunir com a própria equipe.

A comunicação interna é fundamental para a interação, alinhamento de ideias e o planejamento das ações. Quando as pautas são discutidas em conjunto, cada membro do grupo trabalha com visão e objetivo comuns. Essa irmandade permite que todos caminhem no mesmo sentido, fato que aumenta a motivação e a produtividade. Quando não acontece dessa forma, surgem as famosas falhas na comunicação, abrindo um precedente para o marketing negativo.

4 Desprezar o uso do marketing digital

O atual presidente dos EUA já respondeu perguntas em uma reunião no Facebook através de transmissão ao vivo. Essa ferramenta está disponível para todos os usuários do site. O bom administrador vê a importância da comunicação na era digital e se cerca de pessoas capazes de colocar tudo isso em prática. Ele sabe que esse tipo de estratégia vai aproximá-lo ainda mais da sociedade e ajudá-lo a manter a sua popularidade. Muitos gestores nem sequer mantêm o site da prefeitura atualizado, talvez porque ainda não perceberam que isso é motivo de frustração para a sociedade. As pessoas têm interesse em saber o que de fato estão fazendo com o dinheiro público. É preciso estar atento e obedecer a Lei de Acesso à Informação. Outro erro bastante comum é direcionar toda a comunicação da prefeitura às redes sociais. Trabalhar comunicação e marketing é muito mais que jogar um texto no Facebook.
“Se você não está se comunicando com as mídias sociais, está deixando uma parcela cada vez maior da população fora da conversa. No entanto, se você só se comunica pelas mídias sociais, deixa de fora uma parcela significativa da população”. Anita Dunn, ex-diretora de Comunicação da Casa Branca no governo do presidente Obama.

5 Contratar um porta-voz, mas não mantê-lo informado dos acontecimentos.

Quando o porta-voz ou secretário do governo não sabe prestar nenhuma informação relevante sobre uma situação, o sentimento que a instituição transmite nesse momento é de baderna, desorganização. Se quem deveria saber não tem conhecimento, quem busca pela informação vai continuar sem saber. Entra em cena o famoso diz-que-diz de mitos e verdades. Para manter um funcionário como porta-voz, é preciso conceder autoridade a ele. De que maneira? Fazendo com que ele participe das reuniões e discussões, dialogando diariamente com ele.

6 Apresentar as realizações da administração apenas no final do mandato.

No último ano de mandato, o gestor se dá conta que trabalhou muito, no entanto muitos não têm conhecimento das realizações que ele promoveu – por conta dos erros listados acima. Organizar um informativo ou revista impressa no final da gestão pode ajudar a montar um registro, mas não vai contribuir para a gratidão da sociedade se o objetivo for a reeleição.
Sobre a autora:Monique Gomes é jornalista certificada em Marketing de Conteúdo e Co-fundadora do Projeto TM Fácil

segunda-feira, 7 de março de 2016

POR QUE AS FILAS PARA O DENTISTA TEM QUE COMEÇAR DE MADRUGADA?


DENUNCIA ANTIGA.


Foto meramente ilustrativa 
Dentistas  não atendem na madrugada  então por que pacientes tem  que irem para frente dos postos de suades e hospitais na madrugada  para  conseguirem uma fixa para um atendimento ondontologico?  Este é um daqueles problemas que podemos chamar de crônico na assistência básica da saúde publica o problema é antigo e creio que não é um luxo só das cidades do interior do estado do Ceara creio que Brasil a fora o problema se repita É assim em sua cidade?

Existem os fatores agravantes em meio e esta problemática envolvendo  prestação do serviço de odontologia  pela rede publica, Um deles é o numero limitado de vagas as vezes não mais do que sete atendimento por dia e não mais do que duas vezes por semana, fora isto além de dormir ao relento a espera das entregas de fixas coisa que em algumas cidades virou até comercio sendo que alguns aproveitadores cobravam um certo valor dos pacientes para guardar a vaga ainda existe o risco de  mesmo conseguindo a tão almejada vaga ainda não garante o atendimento pois muitas vezes os profissionais alegam nada mais nada menos do que falta de material para o procedimento como o de uma simples obturação.

Por  que este problema tão antigo nunca é resolvido? por que ainda falta material para atendimento como faltava a 20 anos atras?  por que o método de distribuição de senhas não se moderniza apesar do avanço da tecnologia?.

Alguém poderia responder da seguinte forma: por que os políticos e o povo ainda são os mesmos.

Só pensando

sábado, 5 de março de 2016

EM NOTA JUIZ SERGIO MORO JUSTIFICA A CONDUÇÃO COERCITIVA DE LULA



Sérgio Moro durante evento realizado pela revista The Economist no Hotel Grand Hyatt em São Paulo
A pedido do Ministério Público Federal, este juiz autorizou a realização de buscas e apreensões e condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar depoimento. Como consignado na decisão, essas medidas investigatórias visam apenas o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-presidente. Cuidados foram tomados para preservar, durante a diligência, a imagem do ex-presidente. Lamenta-se que as diligências tenham levado a pontuais confrontos em manifestação políticas inflamadas, com agressões a inocentes, exatamente o que se pretendia evitar. Repudia este julgador, sem prejuízo da liberdade de expressão e de manifestação política, atos de violência de qualquer natureza, origem e direcionamento, bem como a incitação à prática de violência, ofensas ou ameaças a quem quer que seja, a investigados, a partidos políticos, a instituições constituídas ou a qualquer pessoa. A democracia em uma sociedade livre reclama tolerância em relação a opiniões divergentes, respeito à lei e às instituições constituídas e compreensão em relação ao outro.
Curitiba, 05 de março de 2016.
Sergio Fernando Moro
Juiz Federal
FONTE;VEJA
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/em-nota-moro-justifica-a-conducao-coercitiva-de-lula

Como um Pastor Deve Lidar com os Membros que o Desprezam?


Como um Pastor Deve Lidar com os Membros que o Desprezam?

Brian Croft04 de Março de 2016 - Igreja e Ministério
Umas das implicações mais significativas de Hebreus 13.17 (prestar conta das almas) que aprendi cedo em meu ministério foi que eu não tenho o direito de desprezar e recusar-me de cuidar da alma de alguém que Deus me confiou. Isso é algo importante para sabermos como pastores, porque todos nós temos em nossas congregações aqueles que nos desprezam, aqueles que incomodamos com algo que dissemos ou fizemos, mas sobre os quais ainda prestaremos contas quando estivermos diante de Deus. Neste momento, alguns podem pensar que esse tipo de pessoa é uma boa razão para ir embora e começar de novo, mas eu lhe afirmo que eles são, na verdade, uma boa razão para ficar e perseverar. Por que essas pessoas difíceis são uma boa razão para permanecer e perseverar?
Permaneça no mesmo lugar para ver Deus trabalhar através do seu ministério de tal maneira que aqueles que antes o detestavam possam, com o tempo, passar a apreciá-lo e amá-lo.
Eu fui lembrado disso alguns anos atrás quando fui visitar no hospital uma senhora idosa que quase havia falecido, mas as coisas mudaram e ela começou a recuperar-se lentamente. Ela é alguém que anos atrás havia me caluniado e me atacado na frente da igreja inteira. Não era minha maior fã. Apesar das tensões terem diminuído nos últimos anos, eu não esperava simpatia da parte dela.
Eu me sentei com essa senhora e tive uma visita extremamente encorajadora e agradável. Ela foi acolhedora, gentil e graciosa para comigo. Ela me elogiou por cuidar dela e da igreja tão bem por tantos anos. Quando eu procurava atentamente pela “câmera escondida”, ela veio e me abraçou quando eu estava saindo. Incapaz de explicar, humanamente falando, qualquer coisa que eu acabara de experimentar, Deus me lembrou de uma das maiores alegrias de permanecer e perseverar com estas pessoas.
A medida que perseveramos em meio às críticas, reclamações e ataques verbais e tentamos amar e cuidar da alma daqueles que nos atacam, Deus em sua graça pode permitir eventualmente que os conquistemos.
Que testemunho poderoso do poder de Deus operando em seu pastor e nas ovelhas quando ele faz isso. Não foi a primeira vez que Deus me permitiu experimentar isso e eu posso definitivamente dizer que está entre as maiores alegrias que já experimentei no ministério pastoral com minha congregação.
Pastores, agarrem-se aquilo que você sabe ser verdadeiro e certo. Amem aqueles que não lhe amam, pelo menos por enquanto, da mesma forma como ama aqueles que também lhe amam. Contudo, não se surpreenda quando acordar um dia (em alguns anos) e descobrir que um membro da igreja que lhe tratara com frieza por anos repentinamente teve o seu coração aquecido.
Considere estas palavras incrivelmente sábias de Richard Baxter sobre o porquê devemos cuidar, em especial, das almas daqueles que nos detestam:
“Até mesmo o maior dos pecadores nos dará ouvidos em seu leito de morte, apesar de ter nos desprezado anteriormente.”
Tradução: Fabio Luciano
Revisão: Vinicius Musselman.
Ministério Fiel
:http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/882/Como_um_Pastor_Deve_Lidar_com_os_Membros_que_o_Desprezam